Saúde financeira para jovens casais (artigo completo)

Planejar a própria vida quando se é sozinho já é uma tarefa bastante difícil. Quando estamos compartilhando a vida com outra pessoa às vezes se torna mais complicado ainda, haja vista a variedade de expectativas existentes em cada ser.

Em primeiro lugar precisamos enumerar a sequências dos elementos a serem trabalhados:

1-      listar os sonhos

2-      Metas reais x tempo

3-      Decisões

4-      Planejamento eficiente

5-      Disciplina.

 

A partir daqui você poderá tomar atitudes que realmente vão te levar ao sucesso financeiro junto ao parceiro que escolheu.

Parece simples, o fato é que a concretização das etapas acima relacionadas  muitas vezes emperra ou escorrega durante o percurso da estrada que vocês escolheram.

Mas vamos lá, mãos à obra:

1- Listar os sonhos: os dois devem fazer uma lista dos sonhos os quais realmente desejam realizar.Sejam realistas quanto aos desejos possíveis, descarte os impossíveis para os próximos tempos.

Conversem sobre estes sonhos e procurem sincronizar o máximo possível, pois na medida em que cada sonho for compatível ao sonho do outro a realização se tornará muito mais fácil. Por exemplo: você quer uma casa na praia, ele quer uma casa na montanha, ok os dois querem uma casa (sintonia) o local da casa está gerando um conflito. Conversem, pesem os prós e contras e decidam qual sonho será a META dos dois.

      2-Avaliar os sonhos que serão trabalhados, confronte-os com as metas reais da sua vida e determine um tempo para que sejam alcançadas. A casa será na faixa de qual valor? está dentro daquilo que vocês dois possam suportar? como farão isto? financiado? vão poupar um dinheiro para dar entrada? se for prestações, não poderão ultrapassar 40% da renda do casal, evitando colapso financeiro e consequente descontentamento, desilusão. Cuidado para não transformar seus sonhos em pesadelos ok?

      3-Após esta análise profunda de todos os pormenores que envolverão a realização destes sonhos/metas, tome decisões: compraremos uma casa na montanha próxima de rios, em localização privilegiada, com preço promocionado, com entrada de 40%, dinheiro este que será guardado em investimento por 2 anos.

      4-Planejamento eficiente :

-qual o custo total do sonho? 100 mil reais?

-quanto vocês possuem no ato?

-quanto deverão poupar?

-se o valor não for suficiente qual será o valor das prestações?

-vocês possuem renda para assumir esta dívida?

-quais os caprichos serão sacrificados ?Claro, para realizar alguma coisa grande vocês deverão sacrificar coisas pequenas do dia dia: jantar fora, viagens de fim de semana, roupas caras, etc.

      5-Por fim a mais difícil de todas as tarefas: disciplina.

O casal deve ter em mente a prática do sacrifício em prol de um plano maior.

O que é isto? Os dois devem conter-se ao máximo, durante o período do planejamento eficiente e evitar com rigorosidade toda superficialidade habitual de suas compulsões financeiras. Exemplos: deixar de jantar fora, de ir ao cinema “todo” final de semana, esquecer as viagens fantásticas dos feriados prolongados, presentes caros para amigos e parentes nem pensar, aquisições de coisas simples, supérfluas, devem ser eliminadas completamente e todo o dinheiro que seria gasto em tais caprichos, revertidos sim,  em investimentos adequados aos seus planos no Banco de sua confiança. Esta disciplina é a mais difícil com certeza, pois a maioria das pessoas não consegue prosperar por falta de controle na administração de seus rendimentos pessoais. Não é fácil, mas é possível. Boa sorte!

 

Aqui você vai encontrar os links das principais resenhas publicadas nas redes.

Vale salientar que a Catho, maior site de classificados de empregos do Brasil, também recomendou o livro Mulheres Guerreiras em seu Portal Carreira & Sucesso, na semana do dia Internacional da Mulher de 2015. Vale a pena conferir:goo.gl/Z3eC90

Desbrava(dores) de livros: goo.gl/vWcIB2

Livros, vamos devorá-los: goo.gl/lGmxNI

Resenhando a Arte: goo.gl/D7Z60k

MilkShake de palavras: goo.gl/hDbGQu

Blog Everything But the Books: goo.gl/eIUQdF

Quem gosta de ler: goo.gl/yRLpzS

Livrofagia: goo.gl/Rvh74E

O mundo de Mari: goo.gl/MiQEne

Tenda dos livros: goo.gl/QnQ16Q

Resenhando a Arte by Leonardo Carvalho: goo.gl/5r8vss

Leitura Virtual: goo.gl/pR1eMG

♥♥♥

Tenho outras resenhas, entretanto acho desnecessário mais que onze ok?

Interessante é que no meio dessas onze, três foram feitas por homens: Resenhando a Arte pelo querido e amado Leonardo, Desbrava(dores) de livros pelo já conhecido e respeitadíssimo  Marcos de Sousa, o meu fofo lindo Raphael Sulivã do Quem gosta de ler, lembrando que Raphael tem apenas 13 anos. O Isaac Zedecc bem jovem também, aos 14 anos já leu até livro que contém pornografia, tudo em nome da literatura!hehehehe

O mais interessante disso tudo é que após a leitura dessas resenhas me senti fortificada. Todos os queridos blogueiros(as) foram altamente profissionais e justos em suas colocações. Saber ainda que os homens estão gostando, e mais, os meninos, pásmem! Nunca imaginei que meu livro seria devorado por meninos também. Isso é muito motivador. Cada resenha uma emoção diferente, mas todas muito fortes.

Estou disposta a continuar até o fim. Assim como prometi no livro, vou seguir a carreira de escritora e o segundo livro (é segredo, não contem pra ninguém, rsrsrsrs) já consegui terminá-lo, mas não posso divulgar de forma alguma, pois inscrevi o mesmo num concurso muito importante pra mim, e o edital deixa bem claro a exclusividade. Enfim, concebi um romance bem bonito e emocionante, vocês vão gostar também.Fiquem torcendo por mim. 

Assim que tiver novidades eu falo pra vocês ok?

Obrigada a todos, do fundo do meu coração.

Abraço bem apertado, daqueles que descrevo no livro♥