Liderança inspiradora é tendência de RH

A construção da sociedade moderna tem como histórico a presença de líderes emblemáticos que impulsionaram o pensamento e atitudes de grandes grupos, e até mesmo de nações. Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela são exemplos clássicos de figuras poderosas que inspiraram muitas pessoas.

No meio corporativo, cada vez mais os gestores têm a função de motivar e desenvolver seus subordinados, fato que ganhou um novo termo no meio de Recursos Humanos: a liderança inspiradora. Este profissional, como o nome diz, inspira pessoas, transforma ambientes, e consegue equilibrar as preocupações e metas da organização com o objetivo e satisfação dos indivíduos.

“A cultura da empresa onde atua deve ser o espelho da conduta do líder inspirador. A absorção da missão, visão e valores de uma corporação por parte do gestor é fundamental para que consiga inspirar as pessoas dentro do propósito organizacional”, atesta o consultor de RH e administrador de empresas Benedito Milioni.

O líder inspirador precisa conhecer a individualidade de cada subordinado, ouvir e se interessar pelos anseios dos profissionais, e conseguir compreender o ponto de vista de cada um. È importante construir uma relação de confiança, respeito, pautada na ética com seus liderados. Para isso, saber ouvir e colocar-se no lugar do outro é fundamental.

De acordo com Maria Cristina Costa, sócia da Sisgen Consultoria, as corporações buscam profissionais com espírito colaborativo, onde o mérito de um é a soma dos esforços de todos os membros de uma equipe. “Sem empatia com os liderados, o gestor não conseguirá que os profissionais se coloquem no lugar dele e se inspirem”, explica.

Características do líder inspirador

Um dos termos mais atuais do meio corporativo é o engajamento, algo essencial para inspirar pessoas e equipes. Engajar é vibrar na mesma frequência, acreditar nos propósitos e agir de acordo com as diretrizes da empresa. Confira, abaixo, as atitudes que caracterizam um gestor que inspira os membros de sua equipe:

  • Acredita nas pessoas;
  • Crê naquilo que defende;
  • Sabe ouvir;
  • Sabe aplicar feedback;
  • É ético;
  • Enxerga habilidades potenciais em seus liderados;
  • Valoriza as características individuais de cada membro da equipe;
  • Desenvolve novos líderes;
  • Entende sobre os processos que gerencia;
  • Tem boa visão sistêmica.


“Os líderes precisam inspirar as pessoas a comprometerem-se com a causa da organização. Para isso, precisam atuar como educadores, liderando pelo exemplo e lembrando-se que são gestores de pessoas”, completa Maria Cristina.



Fonte: Liderança inspiradora é tendência de RH | Portal Carreira & Sucesso

 

 

Aqui você vai encontrar os links das principais resenhas publicadas nas redes.

Vale salientar que a Catho, maior site de classificados de empregos do Brasil, também recomendou o livro Mulheres Guerreiras em seu Portal Carreira & Sucesso, na semana do dia Internacional da Mulher de 2015. Vale a pena conferir:goo.gl/Z3eC90

Desbrava(dores) de livros: goo.gl/vWcIB2

Livros, vamos devorá-los: goo.gl/lGmxNI

Resenhando a Arte: goo.gl/D7Z60k

MilkShake de palavras: goo.gl/hDbGQu

Blog Everything But the Books: goo.gl/eIUQdF

Quem gosta de ler: goo.gl/yRLpzS

Livrofagia: goo.gl/Rvh74E

O mundo de Mari: goo.gl/MiQEne

Tenda dos livros: goo.gl/QnQ16Q

Resenhando a Arte by Leonardo Carvalho: goo.gl/5r8vss

Leitura Virtual: goo.gl/pR1eMG

♥♥♥

Tenho outras resenhas, entretanto acho desnecessário mais que onze ok?

Interessante é que no meio dessas onze, três foram feitas por homens: Resenhando a Arte pelo querido e amado Leonardo, Desbrava(dores) de livros pelo já conhecido e respeitadíssimo  Marcos de Sousa, o meu fofo lindo Raphael Sulivã do Quem gosta de ler, lembrando que Raphael tem apenas 13 anos. O Isaac Zedecc bem jovem também, aos 14 anos já leu até livro que contém pornografia, tudo em nome da literatura!hehehehe

O mais interessante disso tudo é que após a leitura dessas resenhas me senti fortificada. Todos os queridos blogueiros(as) foram altamente profissionais e justos em suas colocações. Saber ainda que os homens estão gostando, e mais, os meninos, pásmem! Nunca imaginei que meu livro seria devorado por meninos também. Isso é muito motivador. Cada resenha uma emoção diferente, mas todas muito fortes.

Estou disposta a continuar até o fim. Assim como prometi no livro, vou seguir a carreira de escritora e o segundo livro (é segredo, não contem pra ninguém, rsrsrsrs) já consegui terminá-lo, mas não posso divulgar de forma alguma, pois inscrevi o mesmo num concurso muito importante pra mim, e o edital deixa bem claro a exclusividade. Enfim, concebi um romance bem bonito e emocionante, vocês vão gostar também.Fiquem torcendo por mim. 

Assim que tiver novidades eu falo pra vocês ok?

Obrigada a todos, do fundo do meu coração.

Abraço bem apertado, daqueles que descrevo no livro♥